Perdi meus e-mails, e agora?

Perdi meus e-mails, e agora?

Não é de hoje que e-mail é um assunto sério. A maioria das empresa não sobreviveria sem o serviço de e-mails, essenciais para contatar nossos clientes, fornecedores, fazer pedidos, enviar NFe, fechar negócios entre outros, as funções deste amigo virtual inundaram nossas necessidades.

A cada dia mais escuto pessoas comentando e nos procurando para recuperar e-mails perdidos na migração ou formatação dos PCs. A verdade é que se não possuírem um bom serviço de e-mails, realmente é complicado fazer backup e posteriormente restaurar as mensagens. A não ser, claro, que tenham optado por configurar seu e-mail com o protocolo IMAP.

Vamos então esclarecer algumas dúvidas que, normalmente quem não tem conhecimento técnico, tem em relação a configuração dos e-mails:

PROTOCOLOS – Configurações para seu Outlook, Thunderbird, entre outros

POP3: é um protocolo padrão para recuperar e-mails de um servidor para o cliente de e-mail – OUTLOOK, THUNDERBIRD, ETC. Este tem uma grande desvantagem em relação a IMAP para quem o usa, pois, quando o seu Outlook se conecta ao servidor, ele baixa as mensagens para seu PC e normalmente exclui as mensagens do servidor.  Isso não ocorre se você marquar uma opção para deixar as mensagens no servidor, porém, com isso as mensagens vão ficar no servidor e vão ocupar espaço desnecessário –  e provavelmente vão lotar a caixa postal. Caso opte por deletá-las em um certo período de tempo, elas podem ficar desatualizadas.

É usando este protocolo que geralmente o cliente perde seus e-mails, seu PC trava, não liga mais, precisa formatar, entre outros problemas. Não deu tempo de fazer backup ou mesmo o HD estragou? Todas as suas mensagens que estavam no Outlook são perdidas – e como, provavelmente, seu Outlook baixou as mensagens e deletou do servidor, não é possível recuperar.

IMAP: um protocolo mais novo que o POP e com uma vantagem inestimável.  Ao invés de baixar as mensagens para seu computador e excluir elas do servidor, ele apenas sincroniza sua conta, então, todas as mensagens que estão no servidor sempre vão estar no seu Outlook ou outro programa de e-mail. Inclusive, é importante lembrar, que o que você excluir no seu Outlook será excluído no servidor, mantendo suas mensagens sempre atualizadas.

Caso o PC ou Windows apresentem problemas, é só corrigir, formatar, reconfigurar seu programa de e-mails e pronto. Você continua com seus e-mails de onde parrou, inclusive com as mensagens enviadas, excluídas(lixeira) ou mesmo Spams. Além disso, você pode configurar e usar seu e-mail em tempo real, sincronizando seu Outlook, Webmail, Celular e Tablets – as vantagens são muitas.

Para quem quiser aprender a configurar seu Outlook em ambos os protocolos é só acessar nossa wiki em: http://rdigital.net.br/emailpro/.

E-MAIL COLABORATIVO

Já existem serviços com mais vantagens do que somente o Protocolo IMAP, o chamado E-mail Colaborativo. É um serviço que vai além do simples enviar e receber e-mails, pode-se trabalhar integrado – agenda de contatos, tarefas e agenda, tudo sincronizado e compartilhável. Veja mais sobre esse novo serviço em http://rdigital.com.br/rdmail/rdmail-colaborativo/

Sobre o autor

Deixe um comentário