Hoje em dia vemos sites que se destacam e outros nem tanto, mas o que um tem que outro não tem para atrair e manter seus clientes mais tempo no site e(ou) inclusive fazer com que comprem a ideia ou seu produto?

Vamos ver alguns pontos importantes a se analisar antes e durante a construção de um bom website corporativo.

 

1ª Etapa: Conheça seu cliente.

Bom, é essencial no início do projeto você conhecer seu cliente, seus costumes, o que ele vai procurar no seu site quando entrar, faça um checklist de todos os pontos que são necessários no seu site e inclusive marque o que é mais importante, para dar destaque, lembre-se, não é todo o conteúdo do site que é mais importante, não jogue tudo na página principal, priorize realmente o que seu cliente quer ver primeiro, isso dará uma boa impressão da sua empresa mostrando que conhece seu cliente e diminuirá a taxa de rejeição do seu site, que o percentual de cliente que chegam ao website e não interagem com ele antes de sair rapidamente.

 

2ª Etapa: Se é importante, deve ser óbvio.

Vamos tomar como exemplo uma página de internet de um restaurante, o cliente entra e não encontra os horários de funcionamento ou você escondeu o telefone de reservas em uma sub página ou um lugar sem visibilidade ou ainda com uma fonte que confunde o cliente, isso gera um desconforto e pode causar uma rejeição diante do seu website.

Outro exemplo que pode se analisar é uma página de um produto em um e-commerce, o cliente encontrou seu site perante muitos concorrentes, abriu o produto que ele deseja, mas não encontrar as especificações importantes para fechar a compra, com certeza ele vai pesquisar um pouco mais em outras páginas, bom, aí ele já saiu do seu site e a probabilidade de fechar uma venda é baixíssima.

Criação de Site em Lajeado

 

3ª Etapa: Seja transparente e direto nas questões importantes.

É extremamente importante usar uma linguagem adequada ao público que irá acessar o seu site na internet e ser claro na conclusão, ou seja, o cliente fechou uma compra ou preencheu um formulário de contato, deve-se retornar exatamente o que vai ocorrer a seguir, procurar não passar mensagens ambíguas, vamos ver um exemplo.

Desenvolver Site em Lajeado

Vemos que a mensagem é confusa, o cliente não sabe realmente se o processo que ele realizava foi finalizado como ele gostaria.

 

4ª Etapa: Qual cor devo usar no site afim de melhorar minhas conversões ?

O assunto de cores é amplamente debatido e causa muitos conflitos, mas o certo é que não há um consenso em qual é a melhor cor para usar no seu site, o certo é que você deva usar um modelo de hierarquia na construção do layout do site, o que for mais importante, o que o cliente deve prestar atenção para clicar e converter deve se destacar com uma determinada cor que torne aquele objeto diferente dos demais, então, se seu site for todo com tons azuis e tem um formulário de captação importante, talvez ele deva ser vermelho, ou se seu site for vermelho, o formulário deva ser azul, vemos que não é uma determinada cor que faz a diferença e sim a cor que naquele momento se destaca. Existe um fenômeno que se chama Efeito Von Restorff que explica um pouco mais.

 

5ª Etapa: Headlines grandes e concisas.

Aqui entramos em um dos principais pontos dos sites das empresas, TÍTULOS grandes e que passam exatamente o que o cliente precisa saber, em vários estudos vemos que os títulos grandes e com destaque atraem os globos oculares, sendo que com a correria do dia-a-dia as pessoas realmente leem primeiro os títulos e se não interessar a eles, passam a diante, isso libera seu cliente em outros assuntos que ele esteja interessado.

Criar Site Lajeado

 

6ª Etapa: Abuse do espaço em branco

Alguns estudos, como vemos no livro Neuro Web Design, mostram que se a mensagem em um determinado site tiver um espaço em branco nas margens, letras espaçadas, etc, a pessoa consegue visualizar melhor e consequentemente absorver as informações, de outra forma, com textos estourando as margens, pouco espaço entre linhas, a legibilidade cai drasticamente. Em um termo popular no meio, chamamos de “deixar a arte respirar”.

 

7ª Etapa: Incorpore sugestões de direção.

Estudos como o Eye gaze cannot be ignored, mostram que o olho humano não consegue resistir ao olhar de outra pessoa ou determinada flecha direcional.

Veja a imagem abaixo, usando um sistema de calor que detecta onde a pessoa foca o olhar vemos que praticamente o bebê domina o tempo de visualização da pessoa no website.

Criar site em lajeado

Agora em outra imagem com o bebê olhando para o texto ao lado, inicialmente o rosto do dele atrai nossa atenção, mas em seguida o olhar procura seguir onde o bebê está olhando. Caso não possa usar rostos de pessoas, você também pode incorporar setas direcionais ou outros elementos que dão uma pista a pessoa que a visualiza a mensagem no site.

Site em Lajeado

8ª Etapa: Planeje uma boa prova social

Os clientes querem saber se podem confiar em você, então procure usar depoimentos ou comentários no website. Veja que você deve sempre usar a prova social de forma sutil, no fechamento de uma página ou perto de onde o cliente vai fechar uma compra são bons lugares para implementar esse elemento

 

9ª Etapa: Defina limites e aumente a interação do cliente.

O estudo Quando a escolha é desmotivadora mostra o efeito da disposição de alguns produtos em um supermercado de luxo, em uma prateleira foram dispostos 24 sabores de geleia e em outra apenas 6 sabores.

Na prateleira com 24 sabores apenas 3% das pessoas compraram algo, contra 30% das pessoas que visualizaram a outra prateleira com 6 sabores, o estudo conclui que em determinadas ocasiões quando as opções são muitas, causa uma “paralisia de ação”, o resultado disso é que a pessoa não compra ou não escolhe nada.

No seu site, deve procurar não poluir a área de visão do cliente, assim o deixando mais confortável para escolher o produto desejado.

 

10ª Etapa: Seu site precisa ser rápido.

Hoje, as pessoas fogem de sites lentos, a velocidade em que seu site abre e exibe as informações é essencial para uma boa experiência de usuário. Estudos mostram que a cada segundo que seu site demora, você perde um percentual significativo de sessões, consecutivamente em vendas posteriores.

Este relatório mostra que o atraso de apenas 2 segundos reduziu a satisfação dos clientes em 3,8% e aumentou a perda de receita por usuário em 4,3%.

Carregamento do Site em Lajeado

Você pode conseguir melhorar a velocidade do seu site, seguindo as dicas acima, adicionando somente o conteúdo necessário, fazer uso de CACHE, adquirindo hospedagens premium e contratando bons profissionais que possam lhe guiar pelo processo de desenvolvimento do seu website.

 

Bom, essa são algumas dicas de como criar um bom site para sua empresa, claro que não é tudo, determinados segmentos de empresa precisam de elementos ou diagnósticos mais profundos para atingir o seu público algo, mas já é um bom começo a ser seguido para que você tenha sucesso na internet, lembre-se, quando fizer o seu site, faça-o para o seu cliente, é ele que precisa ter uma boa experiência e encontrar o que procura.

 

Mais informações úteis vocês encontrarão em nosso BLOG.

 

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