
Marketing na Web
Divulgar seu e-commerce é essencial. Mas, é claro, o marketing deve ser feito com qualidade e responsabilidade para que os clientes conheçam sua loja e, posteriormente, se convertam em consumidores fiéis. Existem diversas formas para se chamar a atenção dos internautas. As mais conhecidas e utilizadas são: SEO, e-mail marketing, links patrocinados e o próprio site. Segundo Morais(coordenador do curso MBA de negócios digitais e gestão estratégica de e-commerce da Faculdade Impacta Tecnologia), estes são os quatros pilares principais e representam entre 80% e 90% do retorno que a loja conquista.
Search Engine Optimization, conhecido também como SEO, é um conjunto de técnicas responsável por otimizar sua posição nos mecanismos de busca. Utilizar palavras chaves ao longo dos textos presentes em seu e-commerce e usar termos em negrito são algumas das dicas para alavancar seu site e conquistar o topo do ranking. Já o email marketing é uma ferramenta que possibilita criar relacionamento e gerar identificação com o cliente por meio de um canal de comunicação direto e personalizado. Como a mensagem é permitida pelos internautas, quem realmente se interessa pela sua marca pode acompanhar as novidades.
Os links patrocinados são uma ótima ferramenta para atrair novos clientes. É preciso criar uma estratégia e escolher palavras chaves para o seu anúncio, analisar as métricas e otimizar frequentemente as campanhas em busca de melhores resultados. São aqueles sites que ficam destacados nos buscadores. No google por exemplo, as empresas que pagam para aparecer sã mostradas no topo das buscas antes dos resultados orgânicos(gratuitos). Também possuem um selinho amarelo denominado anúncio.
Por fim o próprio site. Apesar de parecer bobo e até pouco provável, o acesso direto é quando o internauta digita diretamente no navegador o endereço de seu site. Esta ação resulta em muito retorno para sua marca pois não necessita de outros buscadores ou campanha para crescer. Os próprios buscadores, Yahoo, Bing, Google passam a reconhecer o interesse que as pessoas tem em sua marca quando digitam diretamente o seu endereço e melhoram sua posição no ranking.
Ainda existem outras ferramentas de marketing para ajudar a crescer na web. Entre elas são: criar um Blog, fornecer brindes para clientes, fazer campanhas de Google Adwords, analisar seus concorrentes, criar promoções, trabalhar com retargeting e remarketing, entre outros.
Existem muitas ferramentas além para se trabalhar e que poderíamos comentar, mas essas ficam para outro post.